fbpx
Doctor counseling a patient
21 maio 24

Como faço para usar os relatórios do VIOLET™ para aconselhar meus pacientes de criopreservação?

O PROPÓSITO DO VIOLET™

Os relatórios VIOLET™ fornecem informações individualizadas dos pacientes sobre a qualidade dos oócitos para apoiar o planejamento de futuros ciclos de criopreservação. Eles também ajudam você a gerenciar melhor as expectativas de sucesso dos pacientes em comparação com as estimativas gerais de atendimento padrão. Isso auxilia as suas conversas de aconselhamento e na avaliação do paciente sobre ciclos adicionais de criopreservação para acumular mais oócitos, melhorando assim a taxa de sucesso cumulativa.

COMO OS RELATÓRIOS VIOLET™ FUNCIONAM PARA PADRONIZAR A AVALIAÇÃO DE OÓCITOS

Atualmente, não existe um sistema padronizado de pontuação de oócitos, portanto, são consideradas a idade e o número de oócitos MII para prever a “qualidade” do oócito. Os embriologistas não conseguem prever de forma consistente as propriedades do blastocisto através da avaliação visual da morfologia do oócito. Nossa pesquisa determinou que existe até mesmo variabilidade de predição inter e intraobservador.

A tecnologia Future Fertility usa IA para avaliar imagens 2D de oócitos frescos – detectando características invisíveis ao olho humano – para prever a probabilidade de formação de blastocistos para cada oócito. Isto é combinado com modelagem estatística para fornecer previsões de nascidos vivos. Nosso modelo foi treinado com mais de 120.000 imagens de oócitos e seus resultados de clínicas parceiras em oito países. A Future Fertility AI supera a precisão dos embriologistas na previsão da formação de blastocistos em 20%, em média.1

O QUE ESTÁ NO RELATÓRIO?

Os relatórios VIOLET™ fornecem uma medida objetiva da qualidade do oócito, incluindo imagens e previsões individualizadas da formação de blastocistos para cada oócito. Uma previsão personalizada de nascidos vivos também é exibida para o grupo total de oócitos avaliados. Essas previsões são apresentadas para comparação junto com uma previsão geral de nascidos vivos (padrão atual de atendimento), que se baseia apenas na idade e no número de oócitos maduros. Para pacientes que realizam vários ciclos de criopreservação, um relatório resumido VIOLET™ combinado pode ser gerado para fornecer previsões de resultados cumulativos.

O VALOR DAS PREVISÕES PERSONALIZADAS

As calculadoras gerais de resultados de oócitos têm sido historicamente usadas por médicos para orientar decisões sobre o número de ciclos necessários para alcançar reservas suficientes de oócitos para sucesso futuro. No entanto, focar apenas na idade e no número de oócitos congelados pressupõe que todos os pacientes da mesma idade têm o mesmo estado de saúde e alcançarão os mesmos resultados, ao mesmo tempo que assume que todos os oócitos de uma pessoa são de igual qualidade. Nossa pesquisa provou que a idade por si só não é um indicador preciso de sucesso. Assim, as previsões VIOLET™ são fornecidas juntamente com cada imagem de oócito e geralmente diferem entre os oócitos no mesmo ciclo.

VIOLET™ fornece previsões mais personalizadas porque analisa imagens de oócitos individuais em nível de pixel e pode, portanto, identificar padrões que são indetectáveis ao olho humano.

NAVEGANDO NO RELATÓRIO

A primeira página do relatório VIOLET™ fornece previsões resumidas para o ciclo do seu paciente, enquanto as páginas restantes fornecem imagens individuais dos oócitos juntamente com suas respectivas previsões de blastocistos.

Previsões de blastocistos: as chances de seu paciente desenvolver blastocistos, com base em nossa análise de imagens com tecnologia de IA. Os cálculos pressupõem uma análise de sêmen normal e nenhum problema específico de receptividade uterina.1-5

  • A página 1 fornece as previsões gerais de blastocistos do grupo de oócitos maduros avaliados, com base em nossa avaliação de predição e outras estatísticas relevantes, como os efeitos da criopreservação na qualidade do oócito.
  • As páginas subsequentes fornecem uma predição individual de blastocisto junto com cada imagem de oócito.

Previsões de nascidos vivos:

  • Predição personalizada: A probabilidade de obter um nascimento vivo a partir dos oócitos maduros avaliados, com base na estimativa de predição VIOLET™ e na modelagem estatística que leva em conta as taxas de sobrevivência de descongelamento de óvulos, taxas de euploidia com base na idade e taxas de gravidez clínica por euplóide, entre outras variáveis.
  • Predição geral: Uma estimativa geral de nascidos vivos para comparação, baseada apenas na idade e no número de oócitos maduros congelados.6 Esta abordagem de cálculo é a mesma de várias calculadoras de óvulos on-line.

CENÁRIOS DE ACONSELHAMENTO

Ao usar os relatórios VIOLET™ para aconselhar seus pacientes, nossa recomendação é focar na comparação das percepções personalizadas com predições gerais para confirmar expectativas e decisões de tratamento ou modificar expectativas e identificar oportunidades para otimizar os resultados. Você pode ajudar a definir proativamente expectativas mais realistas usando percepções individualizadas do VIOLET™.

1. A PREDIÇÃO DE NASCIDO VIVO VIOLET™ É INFERIOR À PREDIÇÃO GERAL:

Ações de aconselhamento e próximos passos:

  • Gerencie as expectativas do seu paciente: 
    • — A predição VIOLET™ pode ser menor do que você ou seu paciente podem esperar (ou seja, com base em sua idade). 
    • — Forneça transparência ao seu paciente, destacando essas percepções personalizadas para ajudar a gerenciar suas expectativas de sucesso. 
  • Considere outro ciclo de criopreservação (dependendo do número de oócitos e suas respectivas predições; considere também a situação financeira do seu paciente).
  • Considere intervenções que possam ajudar a otimizar a qualidade dos oócitos (como suplementos alimentares, mudanças no estilo de vida, ajustes no protocolo de tratamento, etc.)

Resumo: Neste cenário, o VIOLET™ permitiu que você identificasse desafios com a qualidade dos oócitos desde o início, para que você possa recomendar mais ciclos de criopreservação para acumular oócitos. Você também pode usar esta avaliação como base para comunicar alterações na qualidade do oócito ao longo de vários ciclos e para avaliar suas decisões de otimização.

2. A PREDIÇÃO DE NASCIDO VIVO VIOLET™ É SEMELHANTE À PREDIÇÃO GERAL:

Ações de aconselhamento e próximos passos:

  • Confirme o padrão de expectativas de atendimento com seu paciente: 
    • — Compartilhe com seu paciente que sua avaliação personalizada de oócitos é consistente com as expectativas baseadas na idade e no número de oócitos no momento da Punção Ovariana.
  • Discuta a opção de ciclos adicionais para acumular mais óvulos e melhorar as chances cumulativas de sucesso do paciente. 
    • — Os relatórios resumidos VIOLET™ permitem que você entenda as predições cumulativas de blastocistos e nascidos vivos em vários ciclos.
  • Forneça uma cópia do relatório VIOLET™ ao paciente para que ele possa levar para casa como documentação de seu tratamento e um lembrete contínuo do que esperar quando voltar a usar seus oócitos congelados.

Resumo: Neste cenário, as predições não mudaram em relação ao tratamento padrão, mas você está fornecendo ao seu paciente informações mais pessoais e transparentes sobre sua saúde reprodutiva. Essas novas informações permitem discutir a opção de ciclos adicionais para acumular mais óvulos e melhorar a chance cumulativa de sucesso do paciente. O relatório VIOLET™ também é um documento tangível para levar para casa, fornecendo imagens dos oócitos do seu paciente e informações personalizadas que eles podem manter à mão para futura conferência.

3. A PREDIÇÃO DE NASCIDO VIVO VIOLET™ É MAIOR QUE A PREDIÇÃO GERAL:

Ações de aconselhamento e próximos passos:

  • Informe ao seu paciente que a qualidade do oócito é melhor do que o esperado: 
    • — Com base na avaliação personalizada, a qualidade do oócito da sua paciente está acima da média. 
    • — De acordo com a nossa pesquisa, a idade por si só não é o preditor mais forte da qualidade do oócito. Embora sua paciente tenha uma qualidade de oócito acima do esperado, isso ainda não significa que o sucesso seja garantido (veja o próximo ponto).
  • Gerencie as expectativas do seu paciente, pois múltiplas variáveis contribuem para o sucesso final: 
    • — Os cálculos do VIOLET™ pressupõem uma análise de sêmen normal e nenhum problema específico de receptividade uterina. 
    • — Embora os relatórios VIOLET™ sejam melhores do que os embriologistas na previsão de resultados de blastocistos para oócitos, esta tecnologia de IA ainda está evoluindo e não é 100% precisa.
  • Planeje ciclos futuros para alcançar uma predição cumulativa de nascidos vivos que mais se alinhe com os objetivos e o orçamento do seu paciente. 
    • — Por exemplo, uma predição VIOLET™ de 40% de nascidos vivos versus uma previsão geral de 30% é certamente uma melhoria na qualidade esperada do oócito, mas também significa que o VIOLET™ ainda prediz 60% de chance de não haver nascido vivo. Ainda existe vantagem em prosseguir com ciclos adicionais de criopreservação para otimizar as chances de sucesso, mesmo que a qualidade do oócito esteja acima da média. 
    • — Gere um relatório resumido VIOLET™ para entender as predições cumulativas de blastocistos e nascidos vivos ao longo de vários ciclos.

Resumo: Neste cenário, a qualidade do oócito da sua paciente está acima da média em relação às predições gerais. O relatório VIOLET pode até mesmo prever uma maior taxa de nascidos vivos com menos oócitos congelados do que você normalmente recomendaria (ou seja, diretrizes baseadas em evidências de congelamento de 20 oócitos para pacientes com menos de 35 anos). Embora essas percepções forneçam notícias positivas ao seu paciente, lembre-o de que ainda existem muitas variáveis que precisam ser bem-sucedidas para chegar a um nascido vivo.

Você pode decidir continuar com um plano de tratamento conservador para congelar mais oócitos em vários ciclos para maximizar as chances de sucesso do seu paciente. Mesmo com um cenário de bom prognóstico, ainda existem muitas variáveis que podem impactar no sucesso. Os médicos encontram rotineiramente uma situação semelhante com embriões, onde as transferências de euploides com falhas ocorrem entre 30% e 40% das vezes.

Se você deseja fornecer um feedbacksobre sua experiência de aconselhamento usando este guia, compartilhe-o conosco em info@futurefertility.com.

A Future Fertility Oocyte Software, incluindo relatórios VIOLET™ e suas predições personalizadas de blastocisto e nascidos vivo, recebeu a marca CE, bem como a aprovação regulatória pelo Reino Unido e pela Health Canada. Este artigo destina-se a médicos que atuam em regiões onde essas aprovações se aplicam.

A Future Fertility faz o seu melhor para fornecer os resultados mais precisos com base em tecnologias de ponta e desenvolvimento de software. As predições de resultados também podem ser afetadas pela qualidade de imagem abaixo do ideal.

REFERÊNCIAS

  1. Nayot D, Meriano J, Casper R, Krivoi A. 2020. An oocyte assessment tool using machine learning; Predicting blastocyst development based on a single image of an oocyte. 36th Annual Meeting of ESHRE – Copenhagen. https://futurefertility.com/wp-content/uploads/2022/11/ESHRE-2020-FF-Oocyte-assessment-tool-using-machine-learning-Predicting-blastocyst-development-based-on-oocyte-image.pdf.
  2. Goldman RH, Racowsky C, Farland LV, Munné S, Ribustello L, Fox JH. Predicting the likelihood of live birth for elective oocyte cryopreservation: a counseling tool for physicians and patients. Hum Reprod. 2017 Apr 1;32(4):853-859. doi: 10.1093/humrep/dex008. PMID: 28166330.
  3. Practice Committees of the American Society for Reproductive Medicine and the Society for Assisted Reproductive Technology. Mature oocyte cryopreservation: a guideline. Fertil Steril. 2013 Jan;99(1):37-43. doi: 10.1016/j.fertnstert.2012.09.028. Epub 2012 Oct 22. PMID: 23083924.
  4. SART National Report 2016: ftp:/ftp.cdc.gov/pub/Publications/art/ART-2016-Clinic-Report-Full.pdf
  5. De Geyter C, Calhaz-Jorge C , Kupka MS, Wyns C, Mocanu E, Motrenko T, Scaravelli G, Smeenk J, Vidakovic S, Goossens V. The European IVF-monitoring Consortium (EIM) for the European Society of Human Reproduction and Embryology (ESHRE), ART in Europe, 2015: results generated from European registries by ESHRE, Human Reproduction Open, Volume 2020, Issue 1, 2020, hoz038, https://doi.org/10.1093/hropen/hoz038.
  6. Doyle JO, Richter KS, Lim J, Stillman RJ, Graham JR, Tucker MJ. Successful elective and medically indicated oocyte vitrification and warming for autologous in vitro fertilization, with predicted birth probabilities for fertility preservation according to number of cryopreserved oocytes and age at retrieval. Fertil Steril. 2016 Feb;105(2):459-66.e2. doi: 10.1016/j.fertnstert.2015.10.026. Epub 2015 Nov 18. PMID: 26604065.
 
Photo credit: Cottonbro Studio
STAY IN THE LOOP

Join our mailing list for dispatches on the future of fertility

    Your personal information will be used to respond to your request and will be governed by our Privacy Policy.

    Form was submitted!